associação

ARTE JUCÁ

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ARTE, CIÊNCIA E CULTURA DE  ARNEIROZ 

Tem suas atividades cênicas iniciadas em maio de 2000, tendo como objetivo produzir espetáculos e atuar como um coletivo de arte-educadores no Sertão dos Inhamuns. Em 2003 passa a ser uma instituição legalmente constituída, ao criar a Associação dos amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz – Arte Jucá, e amplia o seu leque de atuação desenvolvendo atividades formativas nas áreas do teatro, dança, musica, artes plásticas, literatura e audiovisual.

Foi agraciada por duas vezes com o Prêmio Ceará Vida Melhor (2006 e 2008), concedido pelo governo do estado a instituições não governamentais, pela relevância dos serviços prestados na área social. Seus projetos já foram contemplados por diversos editais como: Incentivo as Artes, Carequinha de estimulo ao Circo, Artes Cênicas na Rua, Prêmio Funarte de Apoio a Festivais, BNB de Cultura e Caixa Cultural. Foi ponto de cultura do Minc de 2008 a 2010 e hoje se dedica, entre outras ações, a realização o Festival dos Inhamuns ― Circo, Bonecos e Artes de Rua, evento que vem a cada edição se consolidando como um dos mais importantes do gênero na América Latina.

Com 16 anos de intenso ativismo artístico, acabou se tornado o principal mobilizador cultural de sua região, capitaneada por uma trupe de atuadores teatrais com doze espetáculos montados no currículo. A sacralidade desse compromisso no espírito de cada um de seus integrantes vem possibilitando a superação de inúmeras dificuldades e consolidando uma imagem de seriedade, competência e qualidade.

 

DO ESTATUTO

Tem por finalidade criar mecanismos de socialização cultural para a população local e proporcionar aos jovens em situação de risco, meios para construção de sua cidadania a partir da valorização de suas competências e potencialidades artísticas; promovendo melhores condições de desenvolvimento, enriquecimento cultural, essências para sua maior participação na vida; incentivar e fornecer a evolução no nível de consciência e a qualidade de vida na comunidade buscando a conquista da cidadania plena, através de atividades sócio-culturais de caráter educativo.

Deixe um comentário